Imagem capa - 11 Vestidos de Noiva Mais Icônicos de Todos os Tempos por Atelier Oui
Blog Atelier Oui!

11 Vestidos de Noiva Mais Icônicos de Todos os Tempos

A moda é um verdadeiro espelho da sociedade, refletindo gostos e costumes de seu tempo e com o universo das noivas não poderia ser diferente. Em cada década, há vestidos que marcam para sempre, se tornando peças icônicas, que serão vistos como referência fashion eternamente e serviram de inspiração para muitas noivinhas!


1- WALLIS WARFIELD, 1937
O casamento do rei Eduardo VIII do Reino Unido com a socialite Wallis Warfield causou um alvoroço na sociedade, pois, ele abdicou do trono para casar-se com ela, que era divorciada duas vezes. Além disso, seu vestido do costureiro Main Rousseau Bocher, foi outro motivo de burburinho, o “Wallis blue”, como ficou conhecido, por combinar com os olhos azuis da duquesa, foi um dos vestidos mais copiados de todos os tempos e um choque para a época, por ser minimalista e claro, azul!


2- RAINHA ELIZABETH II, 1947
Enquanto o mundo emergia de um dos mais insensatos momentos de hostilidade planetária, com a Segunda Guerra Mundial, acontecia o casamento (que acabou por se tornar o casamento real mais longo da história) de Elizabeth II e o Príncipe Phillip. O vestido do designer Norman Hartnell, foi uma inspiração do quadro chamado Primavera, de Sandro Botticelli e foi decorado com flores prateadas e 10 mil pérolas e cristais.


3- ELIZABETH TAYLOR, 1950
Aos 18 anos, a atriz americana se casava pela primeira vez com o socialite americano Conrad Hilton, em Los Angeles. Seu vestido princesa, de Helen Rose, era de cetim, com aplicação de bordados e pedrarias.


4- JACQUELINE KENNEDY, 1953
O casamento de Jacqueline Kennedy com o futuro presidente dos EUA: John F. Kennedy foi um dos mais importantes e comentados de todo o mundo. A primeira-dama, conhecida por ser um ícone fashion, optou por um vestido da designer africana Ann Lowe, com decote ombro a ombro, cintura marcada e saia ampla com flores e babados.


5- AUDREY HEPBURN, 1954
Uma das atrizes mais importantes de todos os tempos, em seu casamento com o também ator Mel Ferrer, optou por um vestido do designer Pierre Balmain, com cintura marcada, saia ampla e MIDI, gola alta e mangas bufantes. A atriz foi fiel ao seu estilo New Look.


6- GRACE KELLY, 1956
Há burburinhos de que Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, tenha usado o vestido de Grace Kelly, a princesa de Mônaco como referência, aliás, o vestido feito pela designer Helen Rose, no casamento da atriz com o príncipe Rainier III, de Mônaco, até hoje inspira noivas de todo o mundo e é considerado um dos mais belos vestidos do século XX. O vestido ladylike, possuía mangas longas de renda com aplicação de pérolas, gola alta e saia volumosa. Acredita-se que foram usados 274 metros de renda e 36 metros de tafetá.


7- JANE BIRKIN, 1972
A atriz e cantora inglesa, que virou um dos maiores ícones da moda, casou-se com Serge Gainsbourg com um vestido de crochê, tiara de flores naturais e cabelos soltos, seguindo o seu fiel estilo bohemian, bem característico dos anos 70. Seu vestido causou um alvoroço por conta de o acharem “simples demais”. Oui, j’aime!


8- LADY DI, 1981
O vestido da princesa Diana é conhecido por ser um dos mais conhecidos do mundo, foi criado pelos designers pouco conhecidos: David e Elizabeth Emmanuel. Ambos afirmaram para a mídia que o véu era tão longo e o vestido tão volumoso que mal cabiam na carruagem. A decoração do vestido contou com 10.000 pérolas que foram bordadas à mão, a cintura era marcada, a saia volumosa e as mangas bufantes, no melhor estilo princesa.


9- KATE MIDDLETON, 2011
A duquesa de Cambridge buscou referências vitorianas, além de se inspirar no vestido de Grace Kelly, na hora de escolher seu vestido de noiva idealizado por Sarah Burton, atual diretora criativa da grife Alexander McQueen. O vestido possuía perfume romântico, com silhueta estruturada, cintura fina, saia ampla, além de mangas longas em renda. O preço? US$434 mil dólares.


10- CHARLENE, DUQUESA DE MÔNACO, 2011
A ex-nadadora olímpica optou por um vestido assinado pelo designer Giorgio Armani de seda marfim, bordado com 40 mil cristais Swarovski e 20 mil pingos de madrepérola, além de um véu de 20 metros. A duquesa optou pelo decote bateau, realçando assim seu ombro torneado de nadadora.


11- MEGHAN MARKLE, 2018
A ex-atriz americana que se casou esse ano com o príncipe Harry, optou por um visual minimalista, que consistia num vestido com mangas 3⁄4, decote canoa, sem bordados, desenhado pela diretora criativa da Givenchy, Clara Waight Keller. O véu escolhido pela duquesa de Sussex, possuía 5 metros de comprimento, foi desenvolvido em tule de seda e representava a flora e a união dos 53 países da organização intergovernamental Commonwealth. O preço? US$500 mil dólares.